terça-feira, 30 de agosto de 2011

EU SOU UM PRECONCEITUOSO.


Estranho isso? Ouvir um negro, dizer que é preconceituoso, muito estranho né? Ah alguns já pensaram, ele deve odiar gay, é Homofóbico, garanto-lhes que não, tenho conhecidos e amigos e amigas homoafetivos e isso em nada influenciou nossa amizade, um outro dia escrevo sobre o que penso sobre isso já que tenho um visão bem particular sobre este tema, mas o foco deste texto é outro.
Eu sou (era) um preconceituoso contra pessoas brancas, ou melhor, pessoas de descendência alemã mais especificamente.
Como muitos sabem estou trabalhando em Jaraguá do SUL, cidade bonita e ordeira, mas antes de ter essa visão que tenho desta cidade tive outra visão deturpada dela. Quando me falaram a sua vaga é numa escola rural, onde 99% dos educandos são de famílias alemãs e falam fluentemente o idioma, eu logo pensei: -- Cacete estou ferrado. Como eles vão respeitar-me enquanto supervisor da escola eu sendo Jovem como sou e Negro.
Já tinha certeza que isso não daria muito certo, que seria rejeitado e não respeitado no exercer da minha função, qual aluno aceitaria receber bronca de um forasteiro negro? Qual professor com anos de carreira aceitaria receber dicas ou ajuda de um supervisor com a metade da sua idade e negro? É eu pensei que nenhum, e graças a DEUS eu estava enganado. Mas deixa eu explicar que este meu preconceito tem explicação, já sofri preconceito sim, minha mãe casou com meu padrasto que era oriundo de família alemã, e lembro-me de inúmeras vezes ser vítima de piadinhas, entre outras brincadeiras que pra eles sim, mas para mim não tinha a menor graça! Fora algumas experiências vivenciadas por mim na minha querida e amada cidade de Joinville (cidade de colonização alemã, em que quando sofro uma dura policial, sempre apanho um pouco mais e que sempre desconfiam mais de mim) acusado de roubo em lojas isso já ocorreram inúmeras vezes, já fui pra “salinha” do Mueller por ter roubado cd´s (que nas gravações que me mostraram para me incriminar perceberam que eu apenas tentei coçar minha barriga após ter colocado o cd na prateleira) entre outras experiências. Eu tenho um amigo que me diz, quando vai tomar um enquadro (dura da policia) e tem um negro junto ele (branco) fica mais tranquilo, pois sabe que quem vai apanhar mais é o negrão.
Então estes são alguns dos fatos vivenciados por mim que fizeram eu iniciar no meu novo emprego com esta certeza. EU NÃO SEREI ACEITO!
O contrário ocorreu, me receberam de braços abertos, educandos equipe pedagógica, já me sinto em casa mesmo, me sinto amado e respeitado por todos, isso não tem preço! Esses dias fiquei em sala com os educandos e confessei a eles, que fiquei meio apreensivo quando me mandaram para aquela escola e um educando me disse: -É quando a gente te viu a primeira vez, já gostamos de você. Você sorri pra gente, vive alegre e a gente gosta disso.
Cara usei a técnica que eu sempre uso quando chego em um lugar e me sinto inseguro, sorrio para as pessoas, e nem sabia o poder que este sorriso tem. Um dia um amigo me disse que com força de vontade e um sorriso no rosto podemos conquistar qualquer coisa ou pessoa. Hoje vejo que isso é verdade. Fui preconceituoso, fiz previsões, prejulguei as pessoas que iria encontrar sem ao menos conhecê-las, logo eu que odeio quando fazem isso comigo, me julgam apenas pela cor da minha pele.
Confesso que me orgulho da pessoa que SOU, mas me Envergonho de saber que EU SOU (FUI) um Preconceituoso!

terça-feira, 19 de julho de 2011

Eu nasci pra rimar.

Se aproxima mais um Encontro das Ruas, evento este que é tido como o maior encontro de HIP HOP (reunindo os 4 elementos) do sul do país. Lá eu me sinto em casa, vejo grafites de primeira, diversos Djs tocando tudo o que eu amo ouvir, B.boys e B.girls fazendo coisas que pra mim são impossíveis e é claro tem os Mc´s batalhando.
Ninguém no mundo pode entender o que significa fazer rimas de improviso para mim, é uma coisa tão séria, tão importante que tem gente que me acha marrento por não ficar rimando com eles nas esquinas e etc.. Mas como eu disse é algo importante depois pra ser feito em qualquer lugar e de qualquer jeito. Costumo dizer que o “FREE” ( chamemos assim o Freestyle, rimas de improviso) é como o KUNG FU, quem luta esta arte e é apreciador dela não fica se degladiando pelas esquinas, sabem que tem hora e local para então demonstrar a sua arte. E pra mim a hora é na batalha de mc´s e o local é o Palco com toda galera vendo e esperando a melhor rima do melhor MC.
Sou bom nisso? Não, eu não sou, a cada batalha eu vejo que tenho muito ainda para desenvolver, flows, ideias, na hora da batalha e é justamente isto que me motiva. A ser melhor, a mandar um free hoje melhor do que o de ontem, a tirar uma rima da cachola melhor do que um tempo atrás, a dar uma resposta pra um ataque do meu oponente que até ele me aplauda. E no fim da batalha dar um abraço nele sabendo que nós dois demos o nosso melhor.
Já perdi algumas batalhas e foi nelas que eu mais aprendi, já fiz rimas que todos berraram, já fiz rima que berrei mas ninguém curtiu. Mas eu amo isso, amo fazer rima.
Lembro de uma batalha em Blumenau chamada HIP HOP LUX, organizada pelo DJ Kbessa, mais uma vez fui pra uma cidade com apenas um amigo que torceu por mim. Meu companheiro de Grupo BULL, vi os mc´s conversando e preferi ficar no meu canto calado concentrado, como sempre faço, meio que um ritual. Na hora da batalha mandei as rimas, dividi com a plateia um pouco de mim, um pouco do que eu sou UM RIMADOR, me lembro que uma menina que estava curtindo e evento veio falar comigo após minha primeira batalha, disse que curtiu minhas rimas e que sabia que eu seria o vencedor daquela batalha (algo que veio a se concretizar depois) mas lembro que ela me disse;
- Meu guri tu faz isso com uma facilidade, cara tu nasceu pra fazer rima.
Não sei o nome desta garota, nunca mais a vi na minha vida, mas ela disse algo muito sério, e que pra mim teve um peso absurdo. A cada vez que eu tenho um batalha, eu lembro desta menina. Não que ela fosse tão linda assim, na verdade nem me lembro do rosto dela, mas das palavras que ela disse.
Sendo assim, sei que nasci pra rimar, pra brincar com as palavras, e fazer com que elas rimem entre si. Esta é minha, esta é minha missão, esta é minha vocação!
Se vou ganhar ou perder as batalhas? Dane-se eu rimando melhor do que eu rimei ontem já me sentirei o CAMPEÃO!

sábado, 11 de junho de 2011

VIDA NOVA!

Vida nova, trabalho novo em uma cidade nova. Tudo novo? Não, algumas coisas permanecem iguais, imutáveis. Velhos amigos, dívidas antigas, bem antigas...
Mas posso dizer que me sinto uma pessoa nova, consegui alcançar um dos meus objetivos de vida. Talvez o maior de todos estabilidade profissional. Sim em 2008 prestei um concurso público (um dos poucos modos de se obter a tal estabilidade) e em 2011 fui chamado para assumir minha vaga! Sim hoje sou SUPERVISOR ESCOLAR concursado. Deixei mais de 100 candidatos atrás de mim e a vaga é minha! Sou mais merecedor que eles? Não! Sou melhor e mais preparado do que eles? Talvez! Sou grato a Deus por isso? Sim e muito!
Deus sabe o quanto eu queria e esperava por isso, o quanto eu lutei, sonhei e almejei. E hoje eu tenho, eu consegui, e só me vem a cabeça tudo o que eu passei para chegar até aqui!
Infância pobre, bem pobre mesmo, perdi as contas de quantas vezes eu não tive o que comer e fui para a cama dormir cedo, pois sabia que dormindo não sentiria fome e rezava pra sonhar com comida. O armário vazio e a geladeira só com garrafa de água e ver minha mãe saindo de casa e dizendo:
-Deus Proverá! E passado algum tempo ela voltava com algo pra matar a nossa fome, Deus sempre Proveu, sempre esteve presente nunca falhou conosco. Nunca! E hoje graças a ele eu tenho o que comer e tenho dinheiro para que minhas filhas também comam, e isso não tem preço. Na minha infância podre, era apenas mais um neguinho que não imaginava que poderia chegar tão longe, ter as coisas que eu tenho (que hoje vejo que são poucas comparado a tudo o que quero e vou ter ainda). Mas sinceramente dane-se as coisas que eu tenho, o que mais me orgulha é eu ter me tornado o homem que eu sou. Cheguei aonde cheguei e posso dizer com a consciência tranquila que:
- Eu José da Conceição Junior nunca precisei passar ninguém para trás, nem subir em ninguém para chegar onde cheguei.
Fiz tudo sozinho? Não precisei de ajuda, tenho um suporte chamado Cleusa minha mãe e heroína, tenho amigos e a maior fonte de inspiração que um homem pode ter, filhas e pra mina sorte tenho duas.
Cheguei no lugar que queria? Sim! Mas vou parar por aqui? Não, não mesmo! Já que tenho uma nova vida, isto é apenas o começo...

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Cansei de ficar Cansado!

Confuso isso não!? Cansar de ficar cansado, porém mais confuso vai ficar agora, pois estou cansado de ficar cansado de nada fazer.

É gente cansa não fazer nada, e cansa mais ainda quando você sabe que algo precisa ser feito na sua vida e isso para ontem mas não sabe como fazê-lo.
Cada dia dou Restart no meu JOGO da Vida, mas tem fases que não dá pra passar sem a ajuda de um amigo que tenha passado por ela, sem que este amigo lhe de uma dica. Depois você Ri o quanto era fácil esta fase, porém enquanto esteve nela sua visão era de que passar por ela seria Impossível.

Mas que venham novas fases e novos chefões, estarei pronto pra eles, e caso eu me enrole sei que tenho um AMIGO pra me ajudar! Um não Vários!

PS. Desculpem os textos desanimadores, garanto-lhes que isto é só uma fase! mais uma fase. ( sem muita inspiração pra escrever mais!)

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

RESTART



Calma, calma, antes de me xingarem não eu não virei fã dos caras assim como não tenho nada contra quem curte eles, afinal gosto musical é algo muito tácito e cada ouve o que lhe faz bem, então se você ouve Restart e lhe faz bem, BOA SORTE!

Coloquei a foto deles pois casa com o nome do meu texto de Hoje, Restart ou seja Recomeçar...
Creio que todo dia é dia de recomeçar, e eu sou uma pessoa que tenho medo dessa palavra, sou um ser que demoro a me adaptar as mudanças. Mas hoje acordei com um pensamento, Recomeçar não significa que eu tenho que começar tudo do zero, mas sim começar novamente, melhorando as coisas que não foram tão boas.
A vida é um JOGo e em nosso Video Game temos um "Memory Card" que nos permite Recomeçar nosso jogo do momento em que acharmos melhor e é exatamente isto que farei, exatamente isso que peço a todos que façam.
Aperte RESTART e recomece seu jogo quantas vezes achar que deva, vença todos os chefões e adquira experiência a cada fase avançada.

E quando chegar no FIM?
RESTART....